.

.

Páginas


.

.

SE VC GOSTOU DESTE BLOG ENTÃO SIGA-NOS PAR SABER DAS NOVIDADES

.

.

Painel de palavras mágicas

Posted: 09 Jan 2014 03:25 PM PST
Oie!!!

Passei para postar mais uma dica de painel de palavrinhas mágicas para ajudar na decoração da sua nova sala... Já temos aqui uma postagem de painel de eva de palavrinha mágicas e agora temos esta outra dica!!! As duas são da Petilola e você pode comprar aqui se quiser. Pra quem prefere fazer, eu fiz os moldes, estão no fim da postagem!

Dica mais que perfeita! Eu aproveitei e fiz o molde de menininho e fadinha também, pra ficar mais completo! Beijinhos e aguardem mais novidades pra decoração da sua sala!!!

Beijocas!

"DEUS É FIEL"

Painel de bem-vindos com moldes

Posted: 09 Jan 2014 02:40 PM PST
Oi pessoal!!!
Postei alguns painéis de bem-vindos feitos em eva e foi o maior sucesso... Este aqui foi feito pela Flavinha Borges, e todo mundo se amarrou nele. Como não tinha moldes, e todo mundo ficou pedindo, então eu corri pra fazer pra vocês. 

Agora vai ficar bem mais fácil não é mesmo? Aí está o molde, clique para ampliar!!!
Pra quem não viu os outros painéis que postei aqui, não deixem de conferir porque tem outras ideias lindas lá, todas com moldes...

"DEUS É FIEL"

07 Dicas de Atividades para Berçario

Posted: 09 Jan 2014 12:06 PM PST
Oieeeee!
Para as educadoras que trabalham com estas turminha fofa, vim postar algumas dicas de atividades que vão te ajudar muito nesta volta às aulas!!! Confira abaixo!!!
  • Luva com sininhos - Adquira uma luva de malha ou lã e pregue em cada dedo pequenos sinos. Se preferir enfeite cada dedo com uma carinha que poderá ser pintada ou bordada. Se quiser aplique pedacinhos de lã para imitar cabelos. Com essa luva você pode iniciar as aulas saudando as crianças como se cada dedo tivesse um nome ou para outras brincadeiras de saudação à turma. Você pode também colar outros materiais nas bordas da luva: arroz, castanhas, etc. Outra ideia: Existem músicas infantis que expressam o movimento com as mãos, use e abuse da imaginação. Por exemplo: “Os dedinhos” (Eliana)
  • Locais para aventuras com bebês - São muitos os meios de se proporcionar aventuras para bebês que estão engatinhando. Exemplo: Túnel para bebês: feito com papelões grandes, diferentes bolas e almofadas, bóias, animais de plástico para soprar, “João Bobo”, balões de ar, colchas, etc. Veja que legal: Faça você mesma de papelão esta linda caixa pra turminha entrar dentro!!! As crianças nesta idade adoram entrar em caixas, esconder-se e depois aparecer...
DICA: Deixe as próprias crianças experimentarem as possibilidades de brincar com os materiais ao seu dispor. Quando elas não souberem o que fazer, mostre-as antes como podem brincar. Engatinhar dentro do túnel, brincar com os balões, construir torres com os travesseiros e almofadas, etc.No início esse material todo é naturalmente excessivo. Talvez seja melhor começar apenas com os papelões por no máximo uma hora e no próximo instante com os balões, etc.
  • Piscinas para bebês - Para cada grupo de crianças é bom que se tenha aproximadamente duas piscinas de borracha ou plástico. Você pode enchê-las com balões, jornais (você vai ver que logos elas irão rasgá-los entusiasmadamente). O algodão serve também para encher a piscina. Folhas de papel manteiga fazem também ruídos maravilhosos quando são amarrotados. Outra idéia: encha também com folhas secas, palha, etc.
  • Mascote - Confeccionar um bichinho ou boneco de estimação para a turminha (mascote), trabalha-se a socialização e a afetividade.
  • História com Avental - Contar histórias com um avental e ir acrescentando personagens a esta história que poderão ser feitos de E.V.A ou outros materiais...
  • Jogos - Jogos variados, tais como boliche (pode ser feito com garrafas pet, EVA, etc.), dominó gigante (fica maravilhoso com caixas de leite encapadas...)
  • Circuito com pneus - Este desafio impõe obstáculos, exige força e concentração dos bebês para vencer os circuitos. Uma graça e super simples de fazer. Basta conseguir alguns pneus, pintá-los com cores vibrantes e alegres e fazer a festa!

É um prazer poder ajudar a todos vocês!!! Deixe um recadinho!


"DEUS É FIEL"

Dicas de Atividades para Bebês

Posted: 09 Jan 2014 11:38 AM PST
Oi pessoal!!!
Postei algumas dicas de atividades para o Berçário pras meninas e meninos que trabalham com esta turminha mais que fofa... Especialmente para sua volta às aulas!!! Vamos ver?
Amigo Fantoche
Conforme a visão do bebê melhora, ele passa a ver claramente objetos a distâncias maiores. Para trabalhar sua capacidade de focalizar e de rastrear, tenha um fantoche à mão na hora da comida, da troca da fralda ou da brincadeira. Você vai trabalhar: Desenvolvimento da linguagem, Interação social, Acuidade visual.

Materiais: Meia branca limpa, Canetas hidrocor.

Modo de fazer
1. Use as canetas hidrocor para desenhar olhos, sobrancelhas, nariz e ouvidos nos “dedões” das meias. Use a parte dos calcanhares para desenhar a boca e a língua vermelha. 2. Coloque o bebê no colo, na mesa de trocar ou na cadeirinha. 3. Coloque um dos fantoches feitos de meia na sua mão e comece a cantar, recitar versinhos ou apenas conversar. Coloque o segundo fantoche na outra mão para uma diversão dobrada.


Fantoche de Meia 2
Materiais: Meias Velhas, Restos de Lã, Papelão, Olhos móveis (alternativa: costurar os olhos com lã), Tecido ou Papel Vermelho, Agulha, Cola, Tesoura

Como que faz: Recorte no Papelão uma forma oval, que caiba dentro da “sola” da meia e dobre-a ao meio. Insira o papelão recortado na meia, fazendo com que um lado fique na ponta e a outra no calcanhar da meia. Isso será a boca móvel. Depois de testar se cabe na meia, afixe com cola. Coloque a mão dentro da meia e mova a boca do fantoche. Em seguida recorte um pedaço do tecido ou papel vermelho e cole na boca do boneco. Recorte alguns fios de lã e costure os na cabeça do boneco para criar o cabelo. Use a criatividade para enfeitá-lo. Costure ou cole os olhos. Se desejar, use uma bolinha de tecido ou mesmo lã para fazer o narizinho do fantoche. Agora só falta deixar secar e prontos estão os fantoches para os seus filhos se divertirem criando as próprias histórias e para você usar para ilustrar as histórias contadas. As crianças adoram!

Rolando
Um bebê precisa de meses para obter controle absoluto sobre os seus movimentos, mas você poderá ajudá-lo nessas primeiras semanas brincando de Rolando. Por volta dos 4 ou 6 meses, os bebês já conseguem girar sobre seus corpos. Com esta atividade você vai trabalhar a direção, locomoção, Controle motor.

Materiais: Cobertor ou toalha macia, Superfície macia no chão, colchão.

Modo de fazer: 1. Coloque um cobertor ou uma toalha macia sobre uma superfície também macia. 2. Deite o bebê com a barriguinha para baixo sobre o cobertor. 3. Pegue um dos lados do cobertor e levante-o devagar, fazendo com que o bebê se incline para um dos lados. 4. Continue rolando suavemente o bebê e conversando com ele no processo. Use as suas mãos para apoiá-lo conforme ele se vira. 5. Quando o bebê tiver rolado completamente, mostre-lhe a sua alegria. 6. Repita até que o bebê se canse da brincadeira.
Segurança: Certifique-se de fazer movimentos lentos e de manter as mãos no bebê para que ele não role rápido demais e se machuque.


Chapéu Divertido
Quando você introduzir o jogo Chapéu Divertido, seu bebê estará quase acostumado a reconhecer rostos. Você não conseguirá enganá-lo por muito mais tempo, mas ele se divertirá tirando e colocando o chapéu de volta. Com esta atividade você vai lidar com a ansiedade causada pelo novo, Constância do objeto (um objeto permanece o mesmo, ainda que alterado) e Interação social.

Materiais: Variedade de chapéus, Cadeirinha para crianças, Sua cabeça e suas mãos

Como que faz?
1. Pegue os vários chapéus da casa ou compre alguns chapéus baratos em lojas baratas ou especializadas em festas. Procure incluir bonés, toucas de lã, chapéus de bombeiro, de palhaço, de cozinheiro, uma boina, chapéus que cubram as orelhas, ou um chapéu chique com penas de aves. (Não inclua máscaras no jogo, elas tendem a assustar bebês pequeninos.)

2. Coloque o bebê em sua cadeirinha e coloque a cadeirinha no chão. Sente-se em frente dele.

3. Coloque o primeiro chapéu em sua cabeça e faça uma cara engraçada, ao mesmo tempo em que diz alguma coisa interessante, tal como, “Olhe para mim!” ou “Veja, eu sou um bombeiro!”

4. Incline-se para o bebê para que ele consiga segurar e tirar o chapéu, ou tire você mesma.

5. Repita várias vezes com o mesmo chapéu antes de pegar outro.

Segurança: Algumas vezes, os bebês se assustam quando a aparência das pessoas muda. Se o bebê começar a ficar assustado, coloque e tire o chapéu rapidamente e mostre que você ainda é a Mamãe/Papai. Se ele continuar assustado, deixe para fazer o jogo mais tarde, em outra ocasião.

Abra e Feche
Durante vários meses, após o nascimento do bebê, ele tem o reflexo de agarrar objetos com a palma da mão, mas apresenta dificuldade para soltá-los. Esse jogo ajudará os bebês a conseguirem total controle das mãos e do reflexo de agarrar. Você vai trabalhar o Desenvolvimento motor fino e o Controle fino dos músculos.

Materiais: Brinquedos de tamanho médio, fáceis de serem agarrados pelo bebê, tais como chocalhos, bichinhos de pelúcia, mordedores, blocos, e assim por diante. Mesa ou cadeirão.

Modo de fazer: 1. Pegue vários brinquedos que possam ser agarrados e que caibam nas mãos do bebê. 2. Coloque o bebê no seu colo, perto da mesa ou do cadeirão. 3. Coloque um brinquedo perto do bebê, de modo que ele precise se esticar um pouquinho para alcançá-lo. 4. Estimule-o a pegar o brinquedo. 5. Depois de ele ter conseguido pegar o brinquedo e de ter se divertido um pouquinho, separe os dedinhos gentilmente e retire o brinquedo. 6. Coloque o brinquedo de volta na mesa. 7. Enquanto as mãos do bebê estão livres, cante a seguinte canção ao mesmo tempo em que abre, fecha e bate palmas com as mãozinhas.

Abra e Feche
Abra e feche, abra e feche,
Bata uma palminha!
Abra e feche, abra e feche
Coloque no colinho!

Segurança: Já que, com certeza, nessa fase os bebês levam à boca todos os brinquedos, certifique-se de que os brinquedos estejam limpos e não tenham nenhuma ponta afiada ou partes pequenas que possam se soltar e fazer com que ele engasgue.

Serra-Serrador
Em breve, o bebê perderá dois dos reflexos que tinha à época do nascimento – o reflexo de agarrar e o “reflexo de boneca” (ou seja, abrir os olhos quando se senta) – e ganhará maior controle de seus movimentos. Enquanto ainda os tem, brinque com ele de Serra-Serrador para aproveitar esses reflexos! Você vai trabalhar: Antecipação e surpresa, Agarrar, Controle da cabeça e do pescoço e Interação social.

Materiais: Superfície macia e não escorregadia, Suas mãos

Modo de fazer: 1. Deite o bebê em uma superfície macia e não escorregadia, um carpete, por exemplo. 2. Sente-se de frente para ele, perto dos seus pezinhos. 3. Coloque os polegares nas palmas das mãos do bebê e deixe que ele os agarre. Conforme ele segura os polegares, “enrole” seus dedos ao redor da parte de trás das mãos do bebê. 4. Bem devagarzinho, puxe o bebê até que ele esteja sentado e cante: “Serra-Serrador”. 5. Dê um tempinho para o bebê apreciar a sua expressão de felicidade e para aproveitar a brincadeira, depois, recomece.
Segurança: Certifique-se de segurar firmemente as mão do bebê para o caso de ele largá-las. Faça os movimentos vagarosamente para não machucar o pescoçinho dele.

"DEUS É FIEL"

Planejamento para volta às aulas

Posted: 09 Jan 2014 10:45 AM PST
O retorno à rotina escolar merece atenção tanto no planejamento e organização das diretrizes quanto na produção das atividades para os alunos. Estamos postando este planejamento com atividades e sugestões que vão te ajudar neste período inicial do ano letivo. Confira!

Oi gente! O objetivo deste planejamento é propiciar um retorno agradável aos que voltam das férias e uma boa recepção aos que iniciam a vida escolar. 

Objetivos
  • Planejar a volta às aulas e propiciar um momento de maior descontração e interação entre as crianças, seus novos colegas e professora, por meio do lúdico;
  • Trabalhar o sentimento de insegurança;
  • Recepcionar os pequenos nos primeiros dias de aula;
  • Adaptar os alunos ao ambiente escolar;
  • Desenvolver a interação entre os alunos;
  • Valorizar a amizade;
  • Desenvolver o ser participativo e atuante;
  • Elevar a autoestima e o respeito pelo ambiente escolar.
Por onde começar? 
Normalmente, os alunos que retornam das férias têm pouca dificuldade para se adaptar novamente à rotina das aulas. Geralmente, as crianças têm muita insegurança em relação ao novo ambiente e aos colegas de turma. Para amenizar esse receio, o professor pode levar seus alunos para conhecer os demais ambientes da escola e funcionários. Além disso, as crianças podem levar pertences pessoais e o professor realiza a troca deles. Após observar os pertences, cada um fala sobre o seu objeto e o do amiguinho. Assim elas criam laços mais íntimos, conversam e se conhecem melhor.
Você sabia? A intervenção amistosa e segura de uma professora bem preparada costuma atenuar o impacto da separação, quando a criança agora tem de frequentar a escola. Isso ameniza as expectativas negativas desta vivência, na medida em que ela vai conversando com os pais e com a criança, esclarecendo dúvidas e transmitindo carinho e amizade à criança. 
1º Momento - Dinâmicas e organização
Além das dinâmicas em grupo com a equipe da escola, organizar materiais e conteúdo educacional previamente garante mais eficiência no momento de receber os alunos. Algumas tarefas sejam cumpridas antes mesmo das aulas iniciarem, para que os professores sintam-se seguros e possam passar a mesma sensação às crianças. Separe materiais como massinha, palito, papeis variados, argila, pedaços de tecido e brinquedos. É importante também preparar um bom acervo de brincadeiras, cantigas de roda e histórias, de acordo com a faixa etária dos alunos, e estudar o perfil das crianças que já estudam na escola, tendo como base informações da família ou a partir de registros dos anos anteriores feitos pela escola ou anotados em reuniões de pais.

Atividade para relaxar
Esta atividade tem o objetivo de desenvolver a expressão corporal, socializar as crianças e relaxar e aliviar as tensões. Peça que façam uma roda e que se sentem no chão confortavelmente. Oriente duplas a fazer massagens nas mãos, pés e costas do amiguinho. Depois, a dupla inverte e a outra criança é massageada. Assim, os alunos terão mais confiança entre si e sentirão o ambiente escolar muito mais agradável.

Brincadeira - Chuvinha de papel
Como que brinca? Em roda, ao som de músicas calmas, a professora coloca papéis de diversas cores e texturas ao centro (jornal, revista, E.V.A., crepom, cartolina, entre outros). Ela também estimula os pequenos a manipularem e a rasgarem livremente os papéis. Em seguida, junta-se todos os papéis e joga-se para o alto, fazendo a chuvinha!
DICA: A professora pode participar das brincadeiras e se apresentar como a turma... Outra sugestão é que os pais permaneçam nos primeiros dias de aula na escola junto com os filhos para que a adaptação seja mais tranquila e não seja uma fase traumática para a criança.
2º Momento - Hora de fazer arte
Após esse momento de diversão, no qual os pequenos expressam-se e sentem-se acolhidos na brincadeira, faz-se uma obra de arte utilizando os papéis. Podem ser feitas colagens diversas e também papel machê para fazer modelagens. Além dos papéis, a professora utiliza também tintas guache, plástica, pincéis e outros.
Receba as crianças com carinho
É importante que o professor e a escola demonstrem para pais e alunos que eles preparam com carinho a escola e a sala para recebê-los. E o que é possível fazer? Que tal deixar a sala de aula bem bonita para os pequenos? Capriche na decoração!!!

Confecção de Lembrancinhas
Outra sugestão importantíssima são as lembrancinhas e mimos... Você pode optar por levar a lembrancinha pronta ou fazer em sala de aula nos primeiros dias com a turma. O importante é não deixar de preparar um pequeno presente ou lembrancinha que será bem útil durante o período escolar... Sugerimos a confecção de estojinho de EVA ou de feltro para guardar canetinhas e lápis de cor. Vamos ver algumas sugestões?

Estojinho de EVA, veja outras dicas feitas em EVA aqui neste link.
Aprenda a fazer este estojinho de feltro aqui, muito fácil!
Aprenda a fazer este estojo de garrafa pet AQUI.
3º Momento - História, música e dramatização
Tem o objetivo de desenvolver a expressão oral, socializar, dar noções rítmicas,  trabalhar a percepção auditiva e dramatizar. A dica aqui é trabalhar a história 'Os músicos de Bremen', também conhecida como 'Os 04 heróis'.

Para trabalhar a história você vai precisar apenas de instrumentos musicais de brinquedo ou feitos com sucata (opcional). Conte livremente a história, que fala sobre um burrinho que, abandonado pelo dono por já estar velho demais, decide realizar seu sonho de ir a Bremen, a cidade dos músicos, e se tornar um flautista famoso. No caminho ele encontra um cão, um gato e um galo, e propõe aos novos amigos que sigam juntos para Bremen e lá formem uma banda. A partir desse ponto, invente diversas aventuras e peça aos alunos para fazerem barulhos e tocarem instrumentos que ajudem a narrar o conto. A sonoplastia criativa das crianças será motivo de risadas e diversão durante a aula. Outra sugestão é produzir uma peça, para que as crianças dramatizem os animais da história.

Hoje tem palhaço? Tem sim senhor!
A escola também pode promover nas primeiras duas semanas de aulas atividades diferentes que atraiam as crianças pela escola. Que tal contratar palhaços para fazerem apresentações aos pequenos? E por que não fazer uma seção de cinema com um filme divertido e dar saquinhos de pipoca para eles?

É isto aí... estas são apenas algumas dicas para te ajudar... elabore sua volta às aulas com grande alegria, entusiasmo e carinho que com certeza seu ano letivo será um grande sucesso! Beijinhos e até mais!

Dicas adaptadas daqui.

"DEUS É FIEL"

Estojos feitos em EVA

Posted: 09 Jan 2014 10:41 AM PST

Dica para fazer lembrancinhas para volta Às aulas com EVA. Aprenda nesta postagem como fazer lindos estojos escolares de EVA para presentear as crianças no início das aulas, tem moldes.

Olá! Mais um opção para fazer lembrancinhas sua volta às aulas com EVA, vamos ver aqui lindas dicas de estojos escolares, muito fáceis de fazer e muito bonitos. Esta dica é bastante sugestiva, as crianças vão adorar com certeza. Escolha qual opção gosta mais e faça já suas lembrancinhas!

Pra começar, estojos de EVA do Painel colorido, tem moldes no fim da postagem. O estojo tem aplicação de fitinha e detalhes em EVA, uma graça!

Tem também estojo de monstrinho, fofo! Do Professor Sassá, tem molde e passo a passo AQUI, confira!

E que tal os estojinhos da Petilola? Tão lindos! Se quiser fazer use estes moldes aqui.

 Pra terminar estojinhos muito fofos da Tatiana, lindo né?
Atenção para os moldes!




"DEUS É FIEL"

Passo a passo de estojo de feltro

Posted: 09 Jan 2014 10:28 AM PST

Dica para fazer lembrancinha para volta às aulas. Aprenda neste passo a passo a fazer um lindo estojo de feltro sem colar e sem costurar... muito fácil!

Aprenda a fazer este lindo estojo em feltro... passo a passo bem explicadinho! 
passo a passo de estojo de feltro para dia das crianças

Vocês não imaginam como é fácil fazer, sei que muita gente 'pegou' só de olhar, mas o PAP vai facilitar pra quem não conseguiu... 
passo a passo de estojo de feltro para dia das crianças

Corte um pedaço de feltro medindo 25 x 40 cm. Marque com o lápis seis linhas retas, com 2 cm uma da outra... Use uma régua como guia para não errar. 
passo a passo de estojo de feltro para dia das crianças

Na outra extremidade, costure dois pedaços de fita, de 20 cm cada. Coloque os lápis, intercalando os espaços como mostra a foto... 
passo a passo de estojo de feltro para dia das crianças

Agora é só enrolar e amarrar...  Simples assim, sem colagem e sem costura.
passo a passo de estojo de feltro para dia das crianças
Beijinhos, fui... ideia linda daqui.


"DEUS É FIEL"

Estojo de garrafa pet com tecido

Posted: 09 Jan 2014 10:08 AM PST
Outra ideia feita com garrafa pet...

Eu particularmente amo esta ideia aqui... acho doce e romântica, com certeza vai conquistar qualquer um. O estojo de garrafa pet ficou uma graça com o detalhe em tecidinho e cordão para amarrar. O tecido também pode ser substituído por feltro. Gostou? Ideia daqui.

Atenção que tem passo a passo com fotos... Você vai precisar de garrafa pet de 600 ml, tecidinho e cordão para amarrar, rendas e outros detalhes que queira colocar... Vamos ver as fotos?


Seu estojo de pet e tecidinho está pronto!!!


"DEUS É FIEL"

Projeto de Socialização - Maternal I e II

Posted: 09 Jan 2014 12:17 PM PST
Durante o processo de socialização na escola, a criança começa a se dar conta que não é o centro do universo e que há regras para uma convivência saudável, que precisam ser obedecidas e respeitadas. Este projeto tem por objetivo te ajudar nesta importante tarefa.
Professora Myrian Pires e sua turminha.
Clique nos links para ver o projeto

Aproveitem!!!
Veja também: Atividades para berçário. São idéias fantásticas pra você mesma fazer... Bjocas!

"DEUS É FIEL"

PRA VOCÊ